Atração de Recursos Privados para Financiamento de Grandes Produtores Contrasta com Crédito Reduzido para Agricultura Familiar
O Cerrado tem uma importância econômica de destaque na produção agropecuária brasileira, com peso relevante para soja e outras commodities agrícolas. Neste trabalho, pesquisadores do Climate Policy Initiative/Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CPI/PUC-Rio) analisam as características do crédito rural no Cerrado e as particularidades da agropecuária na região. No bioma, observa-se uma concentração de fluxos financeiros e maior utilização de fontes de financiamento privadas com menor subsídio e direcionamento públicos.
O presente estudo vem se somar à análise do crédito rural na Amazônia, realizada anteriormente pelo CPI/PUC-Rio, e busca trazer um conhecimento aprofundado do financiamento rural nos biomas brasileiros. O objetivo é contribuir para o aprimoramento da política de crédito e para a adequação desse instrumento aos desafios e contexto do bioma, considerando a sustentabilidade da produção.